sábado, 3 de maio de 2014

Exposição "Elixir dos Amores"

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

De 3 a 17 de maio, em Santarém, no Fórum Ator Mário Viegas, junto ao Largo Padre Francisco Nunes da Silva, de segunda a sexta-feira das 16 às 18:30 horas e sábados das 10:00 às 12:30 horas

 
 
 
 
 
 
 

“Elixir dos Amores” é uma exposição de pintura que, como todas as que faço, procura ser um olhar sobre a sensibilidade de cada um dos retratados, no estar com os outros. Ilustrar um tempo sem tempo, onde os modos de ser e estar são sempre iguais, por muitas voltas que o mundo dê, é o meu propósito. Porque há um espaço interior dentro de cada um que continua sempre igual, mesmo que tudo mude no edificado; porque a natureza humana tem os seus desejos íntimos, que são o que são, eternamente constantes hoje e amanhã; porque assim é, pinto como pinto e o que pinto. E mais quero pintar.

 
 
 

Desta feita, em Santarém, este conjunto de obras realizadas entre 2011 e 2014 prossegue na senda dos que me são próximos, ou que conviveram comigo e que se disponibilizaram para se incorporarem no meu processo criativo. Gosto particularmente de fazer retratos, sobretudo, pela singularidade formal de cada um, que, por si só, é aliciante traduzir com os meios pictóricos uma representação que ultrapassa o lado visual e, se incorpora nos meandros da especulação dos juízos de valor e dos modos de estar.

 
 
 

A pintura só faz sentido quando é comungada, e, é para isso que servem as exposições, embora hoje graças às novas tecnologias se possa partilhar muito do que se faz e chegar a tantos, de tão longe. A presença física perante as obras tem sempre um impacto diferente e dá a real dimensão estética e emblemática que elas encerram em si. Apareçam.

 

 

E vos deixo com as palavras de Émile Zola, in “Os Meus Ódios”:

 

"Uma obra de arte é um canto da criação visto através de um temperamento."



 


Sem comentários:

Enviar um comentário